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Foto[ }gráfico

Sobre o curso

Introdução

Se um dia houve uma fronteira clara entre Fotografia e Arte Gráfica há muito ela já se dissolveu. Produzir imagens na contemporaneidade é, fundamentalmente, se valer de todo arsenal de recursos disponíveis, inclusive mergulhar no hibridismo de processos criativos orgânicos e manuais conjugados com manipulação digital. Fotógrafos, Artistas Visuais, Designers e Artistas Multimídia compartilham da mesma fome: produzir narrativas visuais inesquecíveis. Como conquistar essa relevância em uma Sociedade de Imagens que produz milhões de novas imagens por segundo? Como superar os clichês e investigar os arquétipos? O que faz uma imagem ser memorável? Como produzir imagens FotoGráficas que sejam a expressão de uma subjetividade, mas estejam carregadas de intenção e intensão (mensagem e potência)? Como produzir imagens para projetos visuais que sobrevivam ao esquecimento?

Objetivo

Possibilitar uma vivência intensa, lúdica e imersiva no âmbito da construção, desconstrução e reconfiguração de imagens para projetos visuais. Através da aplicação de análise de projetos de referência, jogos criativos e práticas orientadas, será ofertado o contato direto com processos criativos, metodologias de produção e criação de imagens com múltiplas tecnologias.
O lab. foto[   }gráfico é um poderoso link para a construção de imagens do séc. XXI.

Como funciona?

  • Encontros semanais aos sábados, das 14h às 18h, com atividades práticas, aulas de campo e Desafios Criativos.

Paulo Amoreira

Atua há mais de 30 anos profissionalmente, produzindo conteúdos artísticos e comerciais para múltiplas mídias e como palestrante e educador nas áreas de Comunicação, Criação Publicitária, Design e Artes Visuais/ Artes Integradas e Narrativas Criativas. Trabalhou durante 15 anos em agências publicitárias. Estudou Cinema e Dramaturgia no Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Cultural, estuda e é pesquisador em Produção Multimídia na Universidade do Sul de Santa Catarina. É educador, fotógrafo, designer e artista transmidiático. Foi Coordenador Técnico de Cultura Digital do CUCA Barra. É Chief Experience Officer e Transmedia Director da empresa MALEMOLÊNCIA – Swing Criativo, voltada para comunicação integrada, produções transmidiáticas e narrativas criativas multimeios.
Tem experiência na elaboração de projetos para formação e produção audiovisual, realização audiovisual – roteiro, produção e direção; curadoria de mostras e festivais; criação e produção de exposições multimídia. Atuou ainda como, consultor e avaliador de projetos culturais para instituições públicas e privadas, tais como: Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Ceará, Secretaria da Cultura de Fortaleza, Petrobrás e Itaú Cultural.
#narrativas; #transmídia; #novas mídias; #arte interativa; #narrativas criativas; #design; #fotografia; #audiovisual; #comunicação integrada.

Pré-requisitos

  • Ter acima de 18 anos, ter contato básico ou interesse por fotografia e artes visuais. É desejável que cada aluno tenha seu próprio equipamento fotográfico (de qualquer tipo: câmera de vídeo, câmera fotográfica, tablet, smartphone). Estar disposto a experimentar, Experimentar, EXPERIMENTAR.

Material incluso

  • textos e material de referência em formato digital (PDFs e Vídeos).
  • Bônus: participar da comunidade exclusiva de alunos do Lab no Facebook, para troca permanente de experiências e referências.

Conteúdo

  • Brevíssima História da Fotografia nas Artes Gráficas e Design
  • Retroengenharia e Análise de Casos – aprendendo o como para saber o porquê.
  • Encontrando o seu Eu FotoGráfico – técnicas para criar ou fortalecer a identidade profissional / artística como criador de imagens.
  • Práticas Desencanadas – criando imagens dentro de um laboratório foto[   }gráfico.
  • Desafios Criativos – missões lúdico-criativas para upar de level na construção de imagens.
  • Olho Ubíquo – Tendências da Produção de Imagens Contemporâneas: o mapa da mina.

Público-alvo

  • Fotógrafos, Artistas Visuais, Designers e Artistas Multimídia iniciantes ou profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos.
  • Estudantes, Professores e Pesquisadores de Comunicação, Artes Visuais, Design Gráfico, Design de Hipermídia e Fotografia.
  • Interessados em comunicação e linguagem.

Duração

32h/a, com encontros de 4 horas, todos os sábados (13h as 17h), total de 2 meses de atividades.