Design Editorial
Sobre o curso
Objetivo
Apresentar os mais diversos conceitos e termos utilizados dentro do universo da diagramação para que o aluno se familiarize e comece a ter uma visão crítica sobre o tema.
Conteúdo
História
Mostrar a evolução dos processos de expressão gráfica e perceber como aplicá-los em nossos trabalhos.
Tipografia Editorial
Apresentar e analisar as principais características na escolha da tipografia para o meio editorial. Ampliar os conhecimentos dos conceitos tipográficos.
Edição de Fotografia e Artes Vetoriais
Apresentar as variadas formas de utilização da fotografia e das artes vetoriais no mercado editorial como elemento de construção de conteúdos.
Cor
Introdução a teoria da cor e suas aplicações na área gráfica, criação de paletas de cores e um estudo sobre conversão de modos de cor.
Elementos Gráficos
Um estudo sobre os elementos que compõem a produção editorial, Texto, Grade, Foto, Arte, Box ou Caixa, Fio, Cabeçalho e Rodapé, Anúncio, Colunagem, Cor, Espaçamento e Tipografia.
Matemática Editorial
Analisar e compreender o uso da matemática no projeto gráfico, estudo sobre a proporção áurea e criação de malhas e grades.
Começando um Projeto Gráfico
Construindo um briefing, relacionamento com o autor, pesquisa visual, proposta e contrato comercial, orçamento de produção e acompanhamento.
Administrando o Projeto
Organização do material recebido, revisões, bonecos e provas.
Finalizando os Trabalhos
Fechamento do arquivo, conferência de erros, gerando PDF e criando um pacote do arquivo finalizado.
Produção Gráfica
Cálculos de aproveitamento de papel, seus tipos e gramaturas, lombada e tipos de encadernação, acabamentos que valorizam o projeto.
Público-alvo
Profissionais em atualização e futuros profissionais.
Duração
48 horas/aula.