Opa! escola de designOpa! escola de design (logo)

Design Editorial

Sobre o curso

Objetivo

Apresentar os mais diversos conceitos e termos utilizados dentro do universo da diagramação para que o aluno se familiarize e comece a ter uma visão crítica sobre o tema.

Conteúdo

História

Mostrar a evolução dos processos de expressão gráfica e perceber como aplicá-los em nossos trabalhos.

Tipografia Editorial

Apresentar e analisar as principais características na escolha da tipografia para o meio editorial. Ampliar os conhecimentos dos conceitos tipográficos.

Edição de Fotografia e Artes Vetoriais

Apresentar as variadas formas de utilização da fotografia e das artes vetoriais no mercado editorial como elemento de construção de conteúdos.

Cor

Introdução a teoria da cor e suas aplicações na área gráfica, criação de paletas de cores e um estudo sobre conversão de modos de cor.

Elementos Gráficos

Um estudo sobre os elementos que compõem a produção editorial, Texto, Grade, Foto, Arte, Box ou Caixa, Fio, Cabeçalho e Rodapé, Anúncio, Colunagem, Cor, Espaçamento e Tipografia.

Matemática Editorial

Analisar e compreender o uso da matemática no projeto gráfico, estudo sobre a proporção áurea e criação de malhas e grades.

Começando um Projeto Gráfico

Construindo um briefing, relacionamento com o autor, pesquisa visual, proposta e contrato comercial, orçamento de produção e acompanhamento.

Administrando o Projeto

Organização do material recebido, revisões, bonecos e provas.

Finalizando os Trabalhos

Fechamento do arquivo, conferência de erros, gerando PDF e criando um pacote do arquivo finalizado.

Produção Gráfica

Cálculos de aproveitamento de papel, seus tipos e gramaturas, lombada e tipos de encadernação, acabamentos que valorizam o projeto.

Público-alvo

Profissionais em atualização e futuros profissionais.

Duração

48 horas/aula.