Branding para Startups e Pequenos Negócios.
Sobre o curso
O curso BRANDING PARA STARTUPS E NOVOS NEGÓCIOS oferecerá não apenas conteúdo teórico sobre Branding, como também uma plataforma na qual você aprenderá cada conceito e poderá aplicar (e até mesmo modificar e personalizar) estratégias de Branding em qualquer tipo de negócio ou mercado, possibilitando a construção de experiências autenticas e memoráveis pensando no crescimento e sucesso do negócio.
Mais que um curso de branding: uma verdadeira mentoria em grupo que une aprendizado e mão na massa.
Objetivo
Ao final do curso você aprenderá os princípios essenciais de Branding, com conteúdo que simplifica conceitos complexos e torna-os aplicáveis para qualquer tipo de negócio. A cada aula você aprenderá e desenvolverá seu próprio Framework de Branding, que poderá utilizar de forma prática e orientada para resultados, desenvolvendo uma marca autêntica, relevante e memorável (para a empresa onde você trabalha, ou para clientes que você atende).
Não são fórmulas ou respostas prontas, mas um método próprio contendo etapas que você pode adequar à realidade da sua empresa ou mercado guiando a realização de projetos de Branding gerando um diferencial competitivo, além de estabelecer uma cultura empresarial alinhada à sua identidade de marca.
Através da mentoria especializada e discussões em grupo, participantes serão capacitados a aplicar conceitos de forma personalizada, adaptando às necessidades específicas da sua startup ou do seu negócio.
Conteúdo
Módulo 00 – Introdução
O que é branding?
Promessa x Entrega.
Tripé do Branding.
Identidade de marca x Imagem de Marca.
Modelos de Gestão.
Plataforma de Marca Completa x Essencial.
Módulo 01 – Diferenciação
Personalidade e Atributos da marca.
Benefícios funcionais e emocionais.
Posicionamento estratégico.
Precisa ter propósito?
O Propósito do Propósito.
Construindo seu propósito.
Módulo 02. Cultura
Identidade Organizacional.
Missão, Visão e Valores com foco em Branding.
Construção e Inspiração.
Módulo 03. Discurso
O nome da sua marca.
Construindo Insights de posicionamento.
Desenvolvendo sua Narrativa única.
Manifesto: quando a narrativa ganha vida.
Módulo 04. Design
A importância da Identidade Visual.
Sua marca não é seu logotipo.
Brandbook: tangibilização de sua identidade única.
Desafios para a construção de seu logotipo.
Princípios de repertório visual.
Módulo 05. Comunicação
Touch points: visão holística sobre pontos de contato da marca.
Constância e Presença de marca.
Bullseye Framework e a definição de canais essenciais.
Repensando o funil de vendas.
Módulo 06. Experiência
Construindo a experiência da sua marca.
O Gap da experiência do cliente.
A ponta do papel higiênico.
Produto como serviço. Serviço como produto.
Service Blueprint.
Funil infinito.
Módulo 07. Negócio
Visão Estratégica de seu negócio.
Repensando os 4PS.
Miopia em Marketing.
Módulo 08. Mercado
Entendendo a Concorrência Ampla.
A abordagem do “Job to be done”.
Níveis de Análise de Concorrência.
Criando diferenciação.
Módulo 09. Cliente
Compreendendo seu Público-Alvo.
Abordagem da Segmentação.
Criação de Personas.
Mapa de empatia.
Framework de personas.
Módulo 10. Mentoria em Grupo
Dúvidas, direcionamentos e refinamento de sua plataforma de marca.
Hot-seat de desafios específicos, feedback e orientação do professor especialista.
PROFESSOR
Thiago Baldu é Graduado em Administração pela UNIFOR, Pós Graduado em Teorias da Comunicação e da Imagem pela UFC, tem MBA em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM Rio. Empresário, consultor, há mais de 18 anos se dedica a ajudar empresas desenvolvendo projetos de branding e inovação com atuação em diversos segmentos, já desenvolveu projetos para marcas regionais e nacionais dentre elas Ipiranga, Skol, Discovery Channel, Betânia Lácteos, Mercadinhos São Luiz, Corredores Digitais, New Eats, O Povo, Funcap, Pardal, Gênio Azul, entre outras. É Professor de MBA e cursos livres nas áreas de design, branding, marketing e inovação.
Público-alvo
- CEO / Proprietários de Startups
- CEO / Proprietários de pequenas e Médias Empresas
- Profissionais de Marketing
- Gerentes Comerciais
- Designers que querem aprofundar o olhar estratégico.
- Designers que desejam aprender a fazer consultorias de branding.
- Publicitários e profissionais de criação que buscam ampliar o conhecimento sobre posicionamento e diferenciação de marcas.
Duração
10 horas/aula, 5 encontros