Arte Finalização
Sobre o curso
Objetivo
Nesse curso o aluno terá um treinamento nos programas gráficos mais utilizados profissionalmente e apresentar os mais diversos conceitos e termos utilizados dentro do universo da diagramação para que o aluno se familiarize e comece a ter uma visão crítica sobre o tema.
Material Didático
Está incluso o material para estudo complementar em PDF, que inclui:
Material de diagramação
Apostila do Adobe Illustrator
Apostila do Adobe Photoshop
Conteúdo
Adobe Illustrator
Área de Trabalho
Tela de Boas-Vindas, Área de Desenho, Página e Área de Impressão, Trabalhando com os Painéis, Painel Tools (Ferramentas), Painel Control (Controle), Outros Painéis, Modos de Visualização, Modo Outline, Modo Preview, Visualização da Área de Trabalho, Ferramenta Zoom, Ferramenta Hand, Painel Navigator, Preferências do Illustrator, Utilizando a Ajuda e o Comando Help.
Seleção e Alinhamento
Ferramentas de Seleção, Trabalhando com Grupos de Objetos, Seleção Avançada e Alinhando e Distribuindo. Objetos.
Criando Formas
Formas Básicas, Uso da Régua, Usa das Smart Guides, Usando o Live Trace e Vetorizando Imagens.
Transformando Objetos
Ferramentas de Transformação e Distorção, Painel Transform, Adicionando Perspectivas e Múltiplas Transformações.
Desenhando com a Ferramenta Pen
Linhas Retas, Adicionando e Subtraindo Nós (Pontos), Cortando e Soldando Nós, Linhas Curvas, Pontos de Âncora, Linha de Direção, Ponto de Direção, Combinando Linhas Retas com Curvas e Convertendo Nós.
Trabalhando com Cores
Modos de Cor RGB-CMYK, Cores Especiais, Atributos de Preenchimento (Fill) e Contorno (Stroke), Painel Appearance, Atribuindo novos Preenchimentos e Contornos, Painel Cor, Painel Stroke, Criando Cores, Painel Swatches, Criando Grupo de Cores, Editando Cores com o Live Color, Gradientes, Painel Gradient, Gradiente Mesh, Utilizando Padrões, Criando Padronagem e Pintando com o Live Paint.
Trabalhando com Texto
Um Pouco Sobre Tipografia TrueType, PostScript, OpenType, Criando Colunas de Texto, Fluxo de Texto, Redimensionando a Área de Texto, Painel Character, Fonte, Estilo da Fonte, Tamanho, Kerning, Escala Horizontal e Vertical, Linha de Base, Tracking, Entrelinha, Idioma e Rotação. Painel Paragraph Alinhamento de Parágrafo Espaçamentos e Hifenização, Cor nos Caracteres, Texto Contornando Elementos, Textos em Caminhos, Efeitos no Texto e Convertendo Texto em Curvas.
Trabalhando com Camadas
Painel Layers, Criando Camadas e Subcamadas, Movendo e Duplicando Camadas, Movendo e Duplicando Objetos entre Camadas, Modos de Visualização, Criando Máscara de Corte e Mesclando Camada.
Mesclando Objetos
Ferramenta Blend, Opções de Mesclagem e Criando Texturas.
Trabalhando com Pincéis
Ferramenta Paintbrush, Tipos de Pincéis e Criando Pincéis Personalizando.
Aplicando Filtros e Efeitos
Diferença entre Filtros e Efeitos, Painel Pathfinder, Menu Effect, Trabalhando com 3D e Mapeando Objeto em 3D.
Atributos de Aparência e Estilos Gráficos
Painel Appearance, Utilizando Estilos Gráficos, Painel Graphic Style e Criando Graphic Style.
Trabalhando com Símbolos
Painel Symbols, Aplicando Símbolos, Criando e Editando Símbolos.
Trabalhando com Imagens
Conhecendo o Adobe Bridge, Vínculo x Incorporado, Inserindo Imagens, Painel Links, Criando Máscaras, Transparência e Máscara de Opacidade.
Dando Saída no Illustrator
Um Pouco Sobre Impressão – Retículas, Freqüência de Tela, Padronização das Cores nos Aplicativos Adobe CS3, Impressão Composta e Separações, Marcas de Impressão e Salvando em PDF.
Adobe Photoshop
Introdução a Computação Gráfica
Resolução real, resolução interpolada, digitalização, modo de cor (cor luz – cor pigmento), vetor x mapa de bits e tipos de arquivos digitais
Ambiente de Trabalho
Menus contextuais, painéis, barra de ferramentas, áreas de trabalho.
Ferramentas
Visão geral das ferramentas, suas aplicações e atalhos do Photoshop.
Padronização
Calibração de monitor e gerenciamento de carga de tinta.
Cor
Sistemas de cores P&B, RGB, Lab e CMYK
Conversão e correspondência entre RGB–CMYK
Ferramentas de ajustes de cores Níveis (Levels) e Curvas (Curves)
Cores seletivas (Selective Colors)
Equilíbrio de cores (Color Balance)
Variações (Variations)
Entendendo as Imagens
Analisando as imagens
Percebendo a fotografia
Leitura numérica Histogramas
Entendendo o gráfico do Histograma
Canais RGB e CMYK
Camadas de Ajuste
As vantagens do uso das camadas de ajuste
Camadas de ajuste e máscaras de camada
Camada de ajuste de Níveis
Usando a ferramenta Níveis com máscaras
Camada de ajuste de Curvas
Usando a ferramenta níveis com máscaras
Camada de ajuste de Misturador de Canais
Valorizando detalhes
Combinando camadas de ajustes em uma imagem
Trabalhando com Máscaras
Definição de máscaras
Várias formas de construir máscaras
Laço (Lasso), Laço Magnético (Magnetic Lasso)
Caneta (Pen), Aerógrafo (Airbrush)
Construindo máscaras a partir de canais
Quando usar o Desfoque (Blur) em uma máscara
Máscara Rápida (Quick Mask)
Recortando com a Máscara Rápida
Os modos de mesclagem
Multiplicação (Multiply)
Divisão (Screen)
Clareando fotos escuras Screen e máscaras Sobrepor
Diference Fazendo encaixes perfeitos Cor (Color)
Eliminando a invasão de cor
Filtros de Nitidez
O que é nitidez, O filtro Nitidez (Sharpen), O filtro Nitidez Maior (Sharpen More), O filtro Arestas Nítidas (Sharpen Edges), O filtro Máscara de Nitidez (Unsharp Mask).
Retocando imagens
A ferramenta Carimbo (Rubber Stamp), A ferramenta Borrar (Smudge), O modo Clarear (Lighten), O modo Escurecer (Darken), A ferramenta Patch (Smudge), O modo Clarear (Lighten), Sujeira e Rabiscos + Pincel Histórico (Dust & Scratches + History Brush), Usando a ferramenta Substituir Cor (Replace Color), Mudando cores de objetos, Selecionando com o Replace Color, Usando a ferramenta Matiz/Saturação (Hue/Saturation).
Efeitos especiais
Trabalhando com estilos de camadas (layers styles), Recorte de Cabelo, Montagem, Panorâmica, Pintando Ilustrações, Mudando as Cores de Objetos e Perspectivas.
Diagramação
História
Mostrar a evolução dos processos de expressão gráfica e perceber como aplicá-los em nossos trabalhos.
Tipografia Editorial
Apresentar e analisar as principais características na escolha da tipografia para o meio editorial. Ampliar os conhecimentos dos conceitos tipográficos.
Edição de Fotografia e Artes Vetoriais
Apresentar as variadas formas de utilização da fotografia e das artes vetoriais no mercado editorial como elemento de construção de conteúdos.
Cor
Introdução a teoria da cor e suas aplicações na área gráfica, criação de paletas de cores e um estudo sobre conversão de modos de cor.
Elementos Gráficos
Um estudo sobre os elementos que compõem a produção editorial, Texto, Grade, Foto, Arte, Box ou Caixa, Fio, Cabeçalho e Rodapé, Anúncio, Colunagem, Cor, Espaçamento e Tipografia.
Matemática Editorial
Analisar e compreender o uso da matemática no projeto gráfico, estudo sobre a proporção áurea e criação de malhas e grades.
Começando um Projeto Gráfico
Construindo um briefing, relacionamento com o autor, pesquisa visual, proposta e contrato comercial, orçamento de produção e acompanhamento.
Administrando o Projeto
Organização do material recebido, revisões, bonecos e provas.
Finalizando os Trabalhos
Fechamento do arquivo, conferência de erros, gerando PDF e criando um pacote do arquivo finalizado.
Produção Gráfica
Cálculos de aproveitamento de papel, seus tipos e gramaturas, lombada e tipos de encadernação, acabamentos que valorizam o projeto.
Público-alvo
Profissionais em aperfeiçoamento e novos profissionais.
Duração
Carga horária de 102 horas/aula.