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Arte Finalização

Sobre o curso

Objetivo

Nesse curso o aluno terá um treinamento nos programas gráficos mais utilizados profissionalmente e apresentar os mais diversos conceitos e termos utilizados dentro do universo da diagramação para que o aluno se familiarize e comece a ter uma visão crítica sobre o tema.

Material Didático

Está incluso o material para estudo complementar em PDF, que inclui:

Material de diagramação
Apostila do Adobe Illustrator
Apostila do Adobe Photoshop

Conteúdo

Adobe Illustrator

Área de Trabalho

Tela de Boas-Vindas, Área de Desenho, Página e Área de Impressão, Trabalhando com os Painéis, Painel Tools (Ferramentas), Painel  Control (Controle), Outros Painéis, Modos de Visualização, Modo Outline, Modo Preview, Visualização da Área de Trabalho, Ferramenta Zoom, Ferramenta Hand, Painel Navigator, Preferências do Illustrator, Utilizando a Ajuda e o Comando Help.

Seleção e Alinhamento

Ferramentas de Seleção, Trabalhando com Grupos de Objetos, Seleção Avançada e Alinhando e Distribuindo. Objetos.

Criando Formas

Formas Básicas, Uso da Régua, Usa das Smart Guides, Usando o Live Trace e Vetorizando Imagens.

Transformando Objetos

Ferramentas de Transformação e Distorção, Painel Transform, Adicionando Perspectivas e Múltiplas Transformações.

Desenhando com a Ferramenta Pen

Linhas Retas, Adicionando e Subtraindo Nós (Pontos), Cortando e Soldando Nós, Linhas Curvas, Pontos de Âncora, Linha de Direção, Ponto de Direção, Combinando Linhas Retas com Curvas e Convertendo Nós.

Trabalhando com Cores

Modos de Cor RGB-CMYK, Cores Especiais, Atributos de Preenchimento (Fill) e Contorno (Stroke), Painel Appearance, Atribuindo novos Preenchimentos e Contornos, Painel Cor, Painel Stroke, Criando Cores, Painel Swatches, Criando Grupo de Cores, Editando Cores com o Live Color, Gradientes, Painel Gradient, Gradiente Mesh, Utilizando Padrões, Criando Padronagem e Pintando com o Live Paint.

Trabalhando com Texto

Um Pouco Sobre Tipografia TrueType, PostScript, OpenType, Criando Colunas de Texto, Fluxo de Texto, Redimensionando a Área de Texto, Painel Character, Fonte, Estilo da Fonte, Tamanho, Kerning, Escala Horizontal e Vertical, Linha de Base, Tracking, Entrelinha, Idioma e Rotação. Painel Paragraph Alinhamento de Parágrafo Espaçamentos e Hifenização, Cor nos Caracteres, Texto Contornando Elementos, Textos em Caminhos, Efeitos no Texto e Convertendo Texto em Curvas.

Trabalhando com Camadas

Painel Layers, Criando Camadas e Subcamadas, Movendo e Duplicando Camadas, Movendo e Duplicando Objetos entre Camadas, Modos de Visualização, Criando Máscara de Corte e Mesclando Camada.

Mesclando Objetos

Ferramenta Blend, Opções de Mesclagem e Criando Texturas.

Trabalhando com Pincéis

Ferramenta Paintbrush, Tipos de Pincéis e Criando Pincéis Personalizando.

Aplicando Filtros e Efeitos

Diferença entre Filtros e Efeitos, Painel Pathfinder, Menu Effect, Trabalhando com 3D e Mapeando Objeto em 3D.

Atributos de Aparência e Estilos Gráficos

Painel Appearance, Utilizando Estilos Gráficos, Painel Graphic Style e Criando Graphic Style.

Trabalhando com Símbolos

Painel Symbols, Aplicando Símbolos, Criando e Editando Símbolos.

Trabalhando com Imagens

Conhecendo o Adobe Bridge, Vínculo x Incorporado, Inserindo Imagens, Painel Links, Criando Máscaras, Transparência e Máscara de Opacidade.

Dando Saída no Illustrator

Um Pouco Sobre Impressão – Retículas, Freqüência de Tela, Padronização das Cores nos Aplicativos Adobe CS3, Impressão Composta e Separações, Marcas de Impressão e Salvando em PDF.

 

Adobe Photoshop

Introdução a Computação Gráfica

Resolução real, resolução interpolada, digitalização, modo de cor (cor luz – cor pigmento), vetor x mapa de bits e tipos de arquivos digitais

Ambiente de Trabalho

Menus contextuais, painéis, barra de ferramentas, áreas de trabalho.

Ferramentas

Visão geral das ferramentas, suas aplicações e atalhos do Photoshop.

Padronização

Calibração de monitor e gerenciamento de carga de tinta.

Cor

Sistemas de cores P&B, RGB, Lab e CMYK

Conversão e correspondência entre RGB–CMYK

Ferramentas de ajustes de cores Níveis (Levels) e Curvas (Curves)

Cores seletivas (Selective Colors)

Equilíbrio de cores (Color Balance)

Variações (Variations)

Entendendo as Imagens

Analisando as imagens

Percebendo a fotografia

Leitura numérica Histogramas

Entendendo o gráfico do Histograma

Canais RGB e CMYK

Camadas de Ajuste

As vantagens do uso das camadas de ajuste

Camadas de ajuste e máscaras de camada

Camada de ajuste de Níveis

Usando a ferramenta Níveis com máscaras

Camada de ajuste de Curvas

Usando a ferramenta níveis com máscaras

Camada de ajuste de Misturador de Canais

Valorizando detalhes

Combinando camadas de ajustes em uma imagem

Trabalhando com Máscaras

Definição de máscaras

Várias formas de construir máscaras

Laço (Lasso), Laço Magnético (Magnetic Lasso)

Caneta (Pen), Aerógrafo (Airbrush)

Construindo máscaras a partir de canais

Quando usar o Desfoque (Blur) em uma máscara

Máscara Rápida (Quick Mask)

Recortando com a Máscara Rápida

Os modos de mesclagem

Multiplicação (Multiply)

Divisão (Screen)

Clareando fotos escuras Screen e máscaras Sobrepor

Diference Fazendo encaixes perfeitos Cor (Color)

Eliminando a invasão de cor

Filtros de Nitidez

O que é nitidez, O filtro Nitidez (Sharpen), O filtro Nitidez Maior (Sharpen More), O filtro Arestas Nítidas (Sharpen Edges), O filtro Máscara de Nitidez (Unsharp Mask).

Retocando imagens

A ferramenta Carimbo (Rubber Stamp), A ferramenta Borrar (Smudge), O modo Clarear (Lighten), O modo Escurecer (Darken), A ferramenta Patch (Smudge), O modo Clarear (Lighten), Sujeira e Rabiscos + Pincel Histórico (Dust & Scratches + History Brush), Usando a ferramenta Substituir Cor (Replace Color), Mudando cores de objetos, Selecionando com o Replace Color, Usando a ferramenta Matiz/Saturação (Hue/Saturation).

Efeitos especiais

Trabalhando com estilos de camadas (layers styles), Recorte de Cabelo, Montagem, Panorâmica, Pintando Ilustrações, Mudando as Cores de Objetos e Perspectivas.

Diagramação

História

Mostrar a evolução dos processos de expressão gráfica e perceber como aplicá-los em nossos trabalhos.

Tipografia Editorial

Apresentar e analisar as principais características na escolha da tipografia para o meio editorial. Ampliar os conhecimentos dos conceitos tipográficos.

Edição de Fotografia e Artes Vetoriais

Apresentar as variadas formas de utilização da fotografia e das artes vetoriais no mercado editorial como elemento de construção de conteúdos.

Cor

Introdução a teoria da cor e suas aplicações na área gráfica, criação de paletas de cores e um estudo sobre conversão de modos de cor.

Elementos Gráficos

Um estudo sobre os elementos que compõem a produção editorial, Texto, Grade, Foto, Arte, Box ou Caixa, Fio, Cabeçalho e Rodapé, Anúncio, Colunagem, Cor, Espaçamento e Tipografia.

Matemática Editorial

Analisar e compreender o uso da matemática no projeto gráfico, estudo sobre a proporção áurea e criação de malhas e grades.

Começando um Projeto Gráfico

Construindo um briefing, relacionamento com o autor, pesquisa visual, proposta e contrato comercial, orçamento de produção e acompanhamento.

Administrando o Projeto

Organização do material recebido, revisões, bonecos e provas.

Finalizando os Trabalhos

Fechamento do arquivo, conferência de erros, gerando PDF e criando um pacote do arquivo finalizado.

Produção Gráfica

Cálculos de aproveitamento de papel, seus tipos e gramaturas, lombada e tipos de encadernação, acabamentos que valorizam o projeto.

Público-alvo

Profissionais em aperfeiçoamento e novos profissionais.

Duração

Carga horária de 102 horas/aula.